AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO É COISA SÉRIA: 

A avaliação de um imóvel, deve sempre, ser elaborado por um profissional capaz, de  preferência inscrito no CNAI(Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), interado no mercado imobiliário de Compra, Venda e Locação. A responsabilidade e o bom senso deve ser sempre presente no momento da avaliação, pois requer extrema sensibilidade deste profissional ligado ao mercado, as oscilações e suas razões, as vantagens no presente e futuro, ou até o seu passado ( o que o local foi anteriormente).Tudo isso influencia na avaliação, para tanto, tenha a certeza, de que o profissional que venha elaborar esta, é realmente um profissional que tenha experiência para lhe dar esta segurança nesse momento, isso influenciará com certeza no momento da comercialização ou locação do imóvel em questão Lembre-se que uma venda pode ou não ocorrer, dependendo da avaliação que foi feita, inclusive os valores podem atingir um patamar irreal, quando alguns profissionais não qualificados para este fim, elaboram uma avaliação fora do contexto mercadológico, criando um plus e dificultando a venda, ou ainda, fazendo o proprietário perder dinheiro, caso avalie errôneamente para baixo. 


O Valor de uma Avaliação: diante de tudo que aqui foi apresentado, muitas vezes o "Barato Custa Caro". Por isso o Conselho Federal e Estadual dos Corretores de Imóveis, bem como o Sindicato(Sindimóveis) dispõem de uma tabela pela remuneração de tal serviço, o qual, profissionais não habilitados e em alguns casos até habilitados, não utilizam por razões óbvias, não querem se comprometerem com problemas futuros, assumindo responsabilidades, dando um valor verbalmente ou uma "folinha de papel" sem absoluto estudo aprofundado, sem custos, os Serviços de Avaliação ("Parecer Técnico de Avaliação Imobiliária"), o qual deve ser selado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de sua Região, ficando arquivado no CRECI cópia de tal serviço.

Em alguns casos, apresentam um valor acima do mercado e, óbvio, acima do que o proprietário imagina em vender, para imprecionar, criando uma espectativa , porque na verdade este profissional quer é  captar o imóvel para sí, só que na verdade é um tiro no pé e o pior, no pé do proprietário, pois lá na frente o fechamento dificilmente ocorrerá nesses valores ou demorará para ser comercializado. Veja que diversos problemas poderão ocorrer nesse período por falta de responsabilidade profissional e comprometimento.


AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA:

A Avaliação é a ciência da medida do valor. É o Conjunto de operações que leva a determinação técnica de um imóvel, ou direito sobre o imóvel.

A avaliação é sempre elaborada em função do valor à vista, sem os honorários de intermediação.

 

O VALOR DE AVALIAÇÃO:

Corresponde sempre àquele que, num determinado momento é único, qualquer que seja a finalidade da avaliação. Considera um mercado de concorrência estável, onde não haja urgência e interesses de compra e/ou venda que interfiram no valor do imóvel.

 

PREÇO:

 É a quantidade de dinheiro pela qual se efetua uma operação imobiliária.

Se houver uma necessidade urgente do vendedor em comercializar o seu imóvel, ou do comprador em adquirir determinado imóvel, descaracteriza-se um mercado de natureza livre, o que pode influenciar o preço a ser maior ou menor em relação ao valor determinado tecnicamente.

Fonte:  Apostila  do Curso de Avaliação de Imóveis para Corretores de imóveis-

Prof. João Diniz Marcello


*SE VOCÊ DESEJA UMA AVALIAÇÃO RESPONSÁVEL DO SEU IMÓVEL, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, IREMOS ATÉ VOCÊ .(Através da seção "FALE CONOSCO" (no canto superior direito deste site) OU LIGUE 51-99968-6649.

 


Algumas Empresas/ que optaram pela segurança de uma "Avaliação Responsável" com a imoveldez.com.br:


- Power Take Off/Macfer Ltda. (São J. Campos-SP)

- Morart Part. Incorp. Ltda. (Porto ALegre-RS)

- Evialis Purina do Brasil (Canoas-RS).

- Romaq Com. Quimica Ltda. (Canoas-RS)